Contagem de calorias não é prioridade em dietas, aponta estudo.

Há muitos anos não utilizo contagem de calorias para os meus pacientes, a regra é simples, quando você consome alimentos de alta qualidade nutricional, conseqüentemente você estará consumindo alimentos de médio e baixo valor calórico.

Agora se você tem uma dieta baseada em alimentos pobres nutricionalmente, além do valor calórico ser alto, serão alimentos/produtos alimentares que não agregam valor nutricional nenhum.

E para manter o peso ou perder gordura eu preciso de nutrientes, nosso corpo não funciona a base de mágica ou simplesmente uma equação matemática, é muito, além disso.

Contagem de calorias não é prioridade em dietas, aponta estudo:

A quantidade de calorias nos alimentos consumidos é extremamente importante para dietas e a manutenção do peso, mas de acordo com um novo estudo, o tipo de comida pode ser mais importante para quem quer emagrecer.

Pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) desenvolveram um estudo que mostrou que durante o período da pesquisa (20 anos), dietas que incluíam batatas, pão branco, carne e bebidas açucaradas foram associadas a estatísticas mais altas de ganho de peso.

Outro resultado obtido mostrou que o consumo de batatas fritas causou maior ganho de peso do que o consumo de sobremesas ricas em açúcar. Alimentos integrais foram mais associados à perda de peso quando comparados aos alimentos refinados, apesar de a contagem de calorias ser a mesma.

Os pesquisadores acreditam que o estudo mostra que comer menos e exercitar mais pode ser um conselho
simplista. Ao fazerem dietas para os pacientes, nutricionistas devem levar em conta outras qualidades dos alimentos além da quantidade de calorias presente neles.

Comentários