Hoje queria começar o dia agradeçendo a Camila que nos deu uma dica super legal sobre Quinua ou Quinoa, alguns benefícios que esse alimento pode nos proporcionar.
Camila, mais uma vez obrigada.
Olha o que ela disse para gente:
"A quinua (ou quinoa) tem sido a nova “vedete” da vez!
Curiosidades: já fez parte de dieta de astronauta e já foi considerado alimento sagrado pelos incas. Os sábios incas notaram a importância desse alimento! A academia de Ciências dos EUA considerou a quinua o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Os benefícios da quinua são muitos: acelera o metabolismo, evita a produção excessiva de insulina e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Só um cuidado: o alimento também é considerado muito calórico! Cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, coma de forma controlada!"
Eu em casa só tenho o costume de utilizar a farinha de quinua em pães ou mesmo em sucos, mas tenho algumas receitas de saladas que vou testar e comentarei em seguida no site.
Em grão, farinha ou flocos:
Nutricionalmente, não há diferença entre o grão, a farinha ou os flocos de quinua — embora o grão seja preferível por não sofrer nenhum tipo de processamento. Aprenda a melhor maneira de preparar o alimento em:
Grãos — o ideal é deixar de molho por algumas horas e cozinhar em água já fervente, no fogo baixo, por 15 minutos. “Fica mais saboroso se o sal for adicionado depois do cozimento” .Pode ser misturado nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos. Cozido, dura até três dias na geladeira;
Flocos — polvilhe em sopas, no iogurte, na salada de frutas e em vitaminas naturais;
Farinha — pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos, macarrão etc.
Nos supermercados e em lojas de produtos naturais já existem barrinhas de cereais e macarrão feitos com quinua, ambos orgânicos.
Prometo que essa semana coloco uma receita bem legal com quinua. Aguardem!!!
Até mais!!!
Olha só vim aqui conferir a receita do pão e vi meu nome aqui... Muito obrigada Helaine. Aguardo a receita com quinua porque confesso que só usei o macarrão pronto como massa em lugar do integral. Camila
ResponderExcluir